Dermatologia Cirúrgica:

Biópsia Incisional

Retirada de um pequeno fragmento da pele ou da mucosa, sob anestesia local, para análise anatomopatológica (análise do fragmento em laboratório), no caso de doença que necessita de confirmação diagnóstica. As biópsias podem ser feitas com um instrumento chamado “punch”, por “shaving”, ou por excisão com bisturi. 

Excisão com punch

O Punch é um cilindro de superfície cortante que mede de 2-5 mm. Ao ser comprimido contra a pele e girado rotatoriamente permite a remoção de um cone de pele. A ferida resultante é pequena e costuma ser suturada. Pode ser usado com a intenção de avaliação diagnóstica, (neste caso o fragmento removido é encaminhado para avaliação anatomopatológica), mas também é utilizado no tratamento cirúrgico do Vitiligo.

SHAVING OU EXÉRESE TANGENCIAL DE LESÕES

Consiste da retirada de lesões com uma incisão feita paralelamente à pele, de forma semelhante ao ato de barbear. O fragmento de pele retirado pode ser encaminhado para avaliação anatomopatológica, neste caso é feito com o intuito de diagnostico ou o shaving pode preceder outros  procedimentos como a eletrocauterização ou a cauterização química. Neste caso é realizado como tratamento. 

EXCISÃO DE LESÕES BENIGNAS OU CÂNCER DE PELE

Retirada completa de lesões de pele, benignas ou malignas, sob anestesia local. Realiza-se sutura com pontos para fechamento da pele e o material excisado e enviado para avaliação anatomopatológica.

CURETAGEM

Consiste da “raspagem” da camada superficial da pele para tratamento de determinadas patologias, sob anestesia local, utilizando-se um instrumento não cortante, a cureta. É muito corriqueiro a curetagem fazer parte de outro procedimento maior como, por exemplo, uma eletrocirurgia ou uma criocirurgia. As indicações mais comuns desse método são em casos de:
– Molusco contagioso;
– Verrugas virais;
– Ceratose seborreica;
– Ceratose actínica;
– Carcinoma basocelulares pequenos e de baixa agressividade.

CAUTERIZAÇÃO QUÍMICA DE LESÕES

É a cauterização de lesões com ácidos com o objetivo de removê-la. A substância mais utilizada é o ácido tricloroacético, mas outros ácidos podem ser utilizados, a critério médico e de acordo com a doença em questão Indicada para ceratoses actínicas, ceratoses seborreicas, verrugas virais, granuloma piogênico (área sangrante que pode surgir após um trauma ou machucado na pele ou mucosa), entre outros problemas. Podem ser necessárias várias sessões, a depender do tipo de lesão tratada. 

 

ELETROCAUTERIZAÇÃO

Coagulação da pele com um aparelho de  eletrocautério ou radiofrequência,  que servem  coagular as camadas superficiais da pele utilizando energia elétrica e calor. Usualmente utilizada no tratamento de lesões como ceratoses seborreicas, acrocordons, ceratoses actínicas, hiperplasias sebáceas dentre outros.

CRIOCIRURGIA OU CRIOTERAPIA

Técnica que trata lesões superficiais da pele com nitrogênio líquido. Essa substancia promove um resfriamento rápido e por consequência a cauterização das lesões. Técnica baseada no tratamento de lesões pelo frio. É utilizado nitriogênio líquido que provoca o resfriamento rápido da pele,desencadeando inúmeras alterações imunológicas e destruição dos tecidos. Indicado para tratamento de ceratoses actínicas e seborreicas, verrugas e lentigos solares. 

INFILTRAÇÃO INTRA-LESIONAL

Injeção de medicamentos na pele. Desta forma, ele atua diretamente no local onde é necessário  e a sua ação é mais intensa. Usualmente, são necessárias mais de uma aplicação e os intervalos entre elas variam de 15 a 30 dias. Entre as doenças que podem ser tratadas pela infiltração intra-lesional estão a alopecia areata e o quelóide.

 

Onde Consultar:

Clínica Casagrande

icone endereço
Trompowsky Medical Center, Av. Trompowsky, 6º - Centro, Florianópolis - SC
icone telefone
+55-48 -32250255

Clínica Face

icone endereço
Av. Rio Branco, 404 • Edifício Planel Towers
Torre I • Sala 302 • Centro • Florianópolis/SC
icone telefone
(48) 3224-2214

Contato

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@draandreabelli.com.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Você será redirecionado em alguns segundos!