Blog da Dermato

7 dicas básicas para cuidar da pele da menopausa.

7 dicas básicas para cuidar da pele da menopausa.

A menopausa é a fase em que a mulher tem seu último ciclo menstrual. Nela, ocorre uma redução na produção de hormônios, especificamente o estrogênio. As consequências destas alterações hormonais são percebidas em todo o corpo da mulher. Uma das mais perceptíveis, sem dúvida, é o envelhecimento da pele. Devido à diminuição dos hormônios femininos há uma queda na produção de colágeno e acontece uma redução progressiva do ácido hialurônico e outros componentes que ajudam a preencher a pele. As consequências disto são: perda de hidratação e elasticidade, flacidez, perda de contornos, afinamento da pele e acentuação de sulcos e rugas.

O afinamento da pele em algumas regiões do corpo pode ser muito visível, como na pele dos antebraços e mãos, que começam a apresentar hematomas e rachaduras mesmo aos pequenos traumas.

Existem alguns hábitos saudáveis ​​que podem ajudar a cuidar da pele durante a menopausa para neutralizar os efeitos que ela sofre devido às alterações hormonais. Mantendo uma boa rotina de saúde e beleza você pode diminuir a intensidade desses efeitos, para que a pele permaneça bonita por mais tempo.

O que mais deve ser levado em conta para cuidar da pele na menopausa?

1. Proteger a pele do sol:

Embora a proteção solar seja essencial em qualquer idade, durante a menopausa é importante reforçar os cuidados. Como os tecidos são mais frágeis, a exposição direta ao sol não é conveniente sem primeiro usar um filtro solar de boa qualidade.

2. Aumentar o consumo de água:

Os sinais de desidratação são mais evidentes durante a menopausa, devido à redução de óleos produzidos por alterações hormonais. Assim, para evitar que a pele fique seca ou áspera é essencial consumir cerca de 2 litros de água por dia.

3. Adotar uma dieta saudável:

Muitas mulheres cometem o erro de seguir uma dieta hipocalórica durante a menopausa por medo de ganhar peso. No entanto, longe de fornecer qualquer benefício, esses planos podem afetar tanto a saúde quanto a beleza.

Para que deficiências nutricionais não afetam a beleza da pele, o melhor é optar por uma dieta saudável e equilibrada, que contém todos os grupos de nutrientes.

Aposte em ingredientes ricos em cálcio, soja, antioxidantes e aumente o consumo de água para melhorar a textura e aparência da pele. Esse também é o momento de acabar com certos maus hábitos, como consumo em excesso de bebidas alcoólicas, refrigerantes, sal, açúcares e gordura, que causam vários malefícios para o corpo - desde inchaço, aumento do colesterol LDL (o ruim) e de triglicerídeos no organismo.

4. Evitar o tabagismo:

Há muitas razões para evitar o tabaco quando você atinge a menopausa. De fato, o ideal é deixá-lo desde muito cedo, para não sofrer os efeitos de suas toxinas.

O cigarro é um dos piores inimigos da saúde da pele. Seu consumo aumenta a presença de rugas na pele e lhe agrega mais secura.

5. Hidratar a pele:

Para diminuir o ressecamento da pele neste período o uso de ativos hidratantes se torna imprescindível. Eles melhoram a textura, luminosidade e reforçam a barreira de proteção contra irritações e infecções.

6. Utilizar produtos com ativos antioxidantes e estimulantes da síntese de colágeno, tais como:

- Vitamina C;

- Resveratrol;

- Retinol;

- Ácidos como o LHA (derivado do ácido salicílico);

- AHA (complexo de ácido glicólico e cítrico);

- Ácido Hialurônico.

7. Realizar procedimentos estéticos para amenizar os incômodos da pele na menopausa:

- Toxina botulínica: para reduzir as rugas dinâmicas;

- Preenchimento com ácido hialurônico: devolve a sustentação ao rosto e minimiza sulcos, olheiras e perda de contorno;

- Estimuladores de colágeno: melhora a flacidez da pele;

- Laser e luz pulsada: melhoram a textura, aparência de vasos, manchas e estimulam o colágeno;

- Radiofrequência e ultrassom microfocado: podem atuar na flacidez.

Usando todas essas dicas, tendo boas noites de sono e tentando se estressar o mínimo possível, com certeza você vai conseguir manter uma pele incrível na menopausa!

Quer saber mais sobre o assunto? Então envie uma mensagem através da caixa de contato disponível no final desta página ou marque uma consulta através do WhatsApp, clicando aqui.

Compartilhar:

Onde Consultar:

Clínica Face

icone endereço
Avenida Rio Branco 404- torre 1- sala 302
icone telefone
+55 48 99812-7885

Contato

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@draandreabelli.com.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Você será redirecionado em alguns segundos!