Blog da Dermato

Tudo o que você precisa saber sobre toxina botulínica

Tudo o que você precisa saber sobre toxina botulínica

A aplicação de toxina botulínica é, sem dúvidas, um dos procedimentos estéticos mais procurados no meu consultório.  

E não é à toa! De acordo com a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica (ISAPS), o Brasil é o segundo país que mais realiza tratamentos com botox. Por isso, resolvi escrever um pouquinho sobre toxina botulínica e suas marcas.

Veja também como ela age no organismo, quais as suas indicações e por quanto tempo seu efeito pode durar.

 

O que é a toxina botulínica?

 

A toxina botulínica é uma neurotoxina, produzida pela bactéria Clostridium botulinum.

Sua composição pode possuir até sete sorotipos diferentes (A, B, C1, D, E, F e G). Por conta disso, ela pode ser usada tanto para tratar diversas doenças como microcefalia e espasmos musculares quanto em procedimentos estéticos.

Nos procedimentos estéticos, sua composição permite relaxar e paralisar os músculos do rosto. Com isso, é possível suavizar as linhas de expressão e garantir a prevenção de novas marcas. 

 

Marcas presentes no mercado

O que as pessoas popularmente conhecem como Botox® é, na verdade, uma das marcas da substância disponíveis comercialmente.

O Botox é a marca de toxina botulínica tipo A, produzida pela farmacêutica americana Allergan. 

Por ser a primeira marca aprovada no Brasil, o Botox tornou-se muito conhecida e, por isso, virou sinônimo do procedimento. 

Existe, além dela, outras marcas disponíveis no mercado como: Dysport  (Galderma); XEOMIN (Biolab); PROSIGNE (Cristália),BOTULIM (Laboratório Blau,)  e BOTULIFT® (AMGEM / Bergamo)

As Toxinas botulínicas de diferentes empresas têm características próprias, dosagens e técnicas diferentes de aplicação. 

 

Como a toxina botulínica age?

 

Ao ser injetada, a toxina botulínica atua como se fosse um bloqueador da transmissão de estímulos dos neurônios para os músculos. Isso faz com que  a contração muscular seja inibida parcialmente ou completamente. 

Dessa forma, o músculo não recebe a mensagem para contrair e permanece relaxado, sem mudança na sensibilidade cutânea.  

Ou seja, você não franzirá mais a testa quando estiver conversando ou sorrindo, por exemplo. Isso evitará não apenas a formação de linhas naquele local, mas também de novas linhas ou rugas futuras.

Com o tempo, mesmo com esse bloqueio, o próprio organismo produz novas vias de transmissão, por isso, o efeito do Botox torna-se temporário.

 

 

Quais as indicações do botox?

 

O botox para uso estético é indicado como forma de suavizar as rugas e linhas de expressão do rosto. 

O uso mais comum dele é no combate às rugas da testa, no espaço entre as sobrancelhas e nos “pés de galinha” ao redor dos olhos. Uma aplicação bem dosada proporciona um efeito jovem e natural. 

Além do uso estético, a toxina botulínica também pode ser usada como tratamento da hiperhidrose palmar e axilar (suor excessivo), espasmo hemifacial (quando metade do rosto sofre com repuxos), enxaqueca, estrabismo, espasticidade disfuncional (rigidez muscular excessiva), dentre outros.

 

Por quanto tempo dura o efeito do botox?

 

O efeito da toxina botulínica pode ser percebido entre o período de 24 a 72 horas após a aplicação. Visto que, ele pode aumentar até o 15° dia, fase em que atinge o máximo de sua eficácia. Depois disso, a partir do 45° dia, o movimento dos músculos começa a voltar gradativamente.

A recuperação total ocorre geralmente de três a seis meses após o procedimento. Depois disso, as marcas de expressão voltam a aparecer.

Em algumas pessoas esse efeito pode durar menos que o esperado, já em outras, a paralisação dos músculos pode passar dos seis meses.

 

Fatores que podem influenciar na duração do botox

Vários fatores podem influenciar na duração do botox. Saiba quais são as causas mais comuns e o motivo pelo qual elas interferem no resultado final do procedimento:

 

Qualidade e quantidade da toxina utilizada

 

Quanto mais unidades aplicadas em uma área específica, maior será a intensidade e duração do efeito do botox naquela área. Porém, um tratamento com doses elevadas deixa um efeito mais artificial, e na maioria das vezes, não é o que o(a) paciente deseja.

A aplicação mais comedida tem um período de duração menor, porém oferece um efeito mais natural, que na minha opinião, é o melhor a ser feito. Porém, os prós e contras devem ser levantados individualmente com cada paciente, para oferecer o tratamento mais adequado a cada um.

 

Atividade física intensa

 

Ao realizar uma atividade física intensa, o nosso metabolismo torna-se mais acelerado. Isso faz com que a perda do efeito da toxina botulínica seja acelerada consideravelmente.

Outro fator que pode acelerar a perda do efeito é o excesso de expressões faciais. Pessoas que fazem muitas expressões faciais, seja no exercício físico ou no dia a dia, tendem a ter uma menor durabilidade dos efeitos da toxina.

 

Deficiência de zinco

 

O zinco é um oligoelemento importante na ligação da toxina botulínica à terminação nervosa. Por isso, a sua falta no organismo está diretamente relacionada a uma menor durabilidade da toxina.

Uma dieta saudável normalmente fornece as quantidades necessárias deste oligoelemento para o organismo. Porém, no caso de carência dessa substância, a suplementação será necessária.

Mas para isso ser feito, deve-se realizar uma avaliação clínica e laboratorial, pois o excesso também pode ser prejudicial.

 

Estresse elevado

 

Além de desenvolver diversas complicações à saúde, a elevação dos níveis de cortisol nos períodos de estresse, diminui diretamente a durabilidade da toxina botulínica.

 Existem medicamentos e tratamentos para regular esses níveis, porém com mudanças no estilo de vida, boa alimentação e técnicas de relaxamento, é possível diminuir os níveis elevados de cortisol facilmente.

 

Ficou com mais alguma dúvida?

Ainda ficou com dúvidas sobre aplicação de botox e quer saná-las rapidamente? Deixe um comentário na caixa de perguntas abaixo ou entre em contato comigo por meio do Whatsapp.

Compartilhar:

Onde Consultar:

Clínica Face

icone endereço
Avenida Rio Branco 404- torre 1- sala 302
icone telefone
+55 48 99812-7885

Contato

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@draandreabelli.com.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Você será redirecionado em alguns segundos!