Blog da Dermato

7 dicas para lavar o rosto corretamente

7 dicas para lavar o rosto corretamente

Estética

A busca por cuidados com a pele do rosto é muito comum nos consultórios de dermatologia. Muitos pacientes buscam saber qual é o melhor produto para ser usado na pele da face. Porém, na hora de fazer o skincare, a maioria esquece de um passo que é fundamental para realizar esse processo: lavar o rosto.

Apesar de ser um cuidado comum que devemos ter diariamente, fazer a higiene do rosto possui alguns segredinhos. É preciso tomar alguns cuidados para que a prática não cause danos à pele.

Por isso, fique por dentro de sete dicas importantes para você lavar o rosto e deixar a sua pele pronta para o skincare.

 

Higienize as mãos

Higienizar as mãos é fundamental para evitar que a região da face fique contaminada. Com esse cuidado, você diminui o risco de transmitir possíveis vírus e bactérias na região que será higienizada.

 

Demaquilante antes de tudo!

Use o demaquilante antes de lavar o rosto. É importante que a pele esteja livre de resíduos de maquiagem ou de protetor solar. Com isso, a higienização da região torna-se mais profunda.

 

Use água fria ou morna

Seja na pia do banheiro ou na hora do banho, é muito importante que a água esteja morna ou fria. Saiba que, a água em altas temperaturas pode causar ressecamento e irritação em peles sensíveis e secas.

Além disso, em muitos casos, o uso de água quente também pode tornar a pele mais oleosa. Visto que, ao ressecar a epiderme, a água quente estimula ainda mais a produção de oleosidade. Isso é chamado de efeito rebote.

 

Cuidado ao secar a pele

Após lavar o rosto, é importante que a pele seja seca delicadamente, por uma toalha limpa e de uso pessoal. Compartilhar esse tipo de objeto também pode ser fonte de contágio de vírus e bactérias.

 

Jamais utilize escovas ou esponjas de limpeza

Além de vírus e bactérias, esses utensílios podem ser fonte de transmissão de fungos ao serem reutilizados. Por isso, é recomendado que você use apenas as mãos para aplicar o produto e limpeza. 

Ao aplicar o produto em toda a região da face, massageie gentilmente o rosto e em seguida enxágue com água em abundância.

 

Lave o rosto apenas duas vezes ao dia

Lavar o rosto pela manhã, ao acordar, e à noite, antes de dormir, é o suficiente. Isso pode ser um desafio para quem possui a pele com muita oleosidade. 

Porém, o ato de lavar diversas vezes ao dia, altera a barreira cutânea da epiderme e estimula uma maior atividade das glândulas sebáceas. O resultado disso é a produção acelerada de oleosidade, o que prejudica diretamente a pele.

 

Use produtos adequados

Essa dica talvez seja a mais importante desse post! É indispensável que você utilize produtos adequados para o seu tipo de pele. Por isso, dê preferência para aqueles que forem orientados na consulta com um(a) dermatologista

No decorrer da consulta, será possível examinar as características e o tipo de pele que você possui. Com isso, o(a) médico(a) indicará o produto ideal, com a formulação que atende às necessidades da sua pele.

Ficou com alguma dúvida? Envie uma mensagem através da caixa de contato no final desta página.

Compartilhar:

Onde Consultar:

Clínica Face

icone endereço
Av. Rio Branco, 404 • Edifício Planel Towers
Torre I • Sala 302 • Centro • Florianópolis/SC
icone telefone
(48) 3224-2214

Contato

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@draandreabelli.com.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Você será redirecionado em alguns segundos!